Aprenda a posicionar a sua loja virtual no dia a dia do seu cliente!

Ah, as redes sociais… Boas para compartilhar momentos com seus amigos, dar um “amei” na foto de família naquele churrasco de domingo, manter o contato com os parentes de longe, ver vídeos fofos de animaizíneos e por aí vai… Mas eu vou te contar uma coisa: se você tem um e-commerce, dá pra fazer muito mais com as redes sociais do que apenas isso. Continue lendo e descubra algumas dicas sobre as redes sociais para e-commerce e aprenda a impulsionar o seu negócio através da internet. 😉

 

As redes sociais são ferramentas poderosas na divulgação da sua loja virtual e existem inúmeros fatores para garantir tal poder. São ambientes interativos e com uma alta capacidade de engajar os seus prospects/leads, além de contribuir para a criação da notoriedade do seu site no Google – logo logo eu te explico o porquê disso ser importante.

 

Antes de tudo é preciso fazer um planejamento: definir qual é a melhor plataforma para o seu negócio. Para isso, qual o seu objetivo dentro de uma rede social? O que o seu público gosta? Qual rede social é mais adequada para atingi-lo? Após desenhar um perfil, você estará apto a escolher a melhor plataforma para o seu e-commerce – você pode utilizar mais de uma, aliás.

 

Por que utilizar as redes sociais para e-commerce?

Porque é o ambiente ideal para estar onde o seu consumidor está. O consumidor 3.0 é super informado e usa as informações das redes sociais para definir se um e-commerce é confiável ou não. É uma ótima fonte de feedbacks, pois os próprios consumidores enxergam as redes sociais como um “SAC”. Essa é uma oportunidade de ser atencioso e interagir com seu público. Afinal, você está em uma rede social. Seja bacana com seu cliente e melhore a presença do seu negócio através delas, 😊!

 

Como escolher uma entre as redes sociais para e-commerce?

As redes sociais mais utilizadas para e-commerce são: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Linkedin, Pinterest e Google+. Entre elas a mais usada é o Facebook, justamente por abranger o maior número de perfis de consumidores mas, dependendo do seu público, o Instagram pode ser também uma ótima pedida! Tenha em mente que, ao assumir mais de uma rede social, é importante dar atenção a todas elas – não tenha um perfil fantasma. Isso dará mais veracidade e criará uma maior notoriedade para a sua loja virtual. Vamos conferir agora algumas das principais redes sociais para e-commerce.

 

Redes Sociais para e-Commerce: Facebook

Provavelmente essa é a plataforma mais utilizada pelos empreendedores digitais, pois ela abrange quase todos os tipos de negócios online. Além de ser uma forte aliada no relacionamento da empresa com o cliente, a rede também possui ferramentas muito específicas e inteligentes. O Facebook pode gerar um alcance gigantesco para qualquer empresa devido aos seus anúncios, já que é a rede social mais utilizada dos dias de hoje. As ferramentas para os anúncios o Facebook são divididas em três categorias: reconhecimento, consideração e conversão. Para escolher entre uma delas, é preciso conhecer o seu objetivo de marketing (o que você quer fazer com a publicação): levar a um maior reconhecimento na rede a sua marca, gerar envolvimento com as suas publicações, converter um post em visitas ao estabelecimento… Entre tantos outros possíveis. Após a escolha, você começará a fazer investimentos dentro do Facebook. Esses investimentos podem ser bem baixos e o nível de retorno é muito otimizado. O Facebook possui ferramentas muito inteligentes, como o Insights e o gerenciador de público, que te ajudam a ver que tipo de pessoa está engajando mais com suas publicações e, a partir daí, segmentar uma “lookalike audience” para os seus posts!


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Redes Sociais para e-Commerce: Instagram

Outra rede social forte em engajamento é o Instagram. Ela permite que qualquer negócio fortaleça sua marca e crie relacionamento com seus seguidores. Essa é uma plataforma que está sempre trazendo atualizações importantes para quem tem um negócio online como, por exemplo, postar uma sequência de fotos em um mesmo post. É uma maneira criativa e prática de mostrar os produtos de diversos ângulos e características para o seu público que tende a ser mais imediatista (consumidor 3.0, lembra?).

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As famosas hashtags são importantes para agrupar as postagens por categorias, sendo mais fácil do seu possível consumidor encontrar aquilo que você anunciou. Criar uma hashtag que remeta a sua marca é uma ótima dica (exemplo: RedBull #tedáasas). Seja criativo na escolha da sua hashtag e, de preferência, crie algo que dê vontade do visitante interagir com a marca e compartilhar no seu próprio perfil também. Dá uma olhada em como o perfil RedBull se posicionou: não postou uma foto do seu produto, mas postou uma foto da experiência dos seus usuários que engajaram com a página a ponto de quererem participar dela. Como o Instagram é uma plataforma visual, é necessário investir em imagens de boas qualidades e que reflitam o profissionalismo da sua marca. Uma boa dica é postar fotos que remetam a estilos de vida. Para isso, use cenários inspiradores e modelos para que seus seguidores visualizem seus produtos em um contexto que faça sentido com o seu produto ou serviço.

 

Redes Sociais para e-Commerce: Youtube

Esse é conhecido como a “tendência das redes sociais para e-commerce”. Apesar de já ser utilizado há um bom tempo, o Youtube ganhou muita força com essa nova era de “youtubers”. Agora a moda é assistir vídeos tutoriais (maquiagem, games etc) e de formadores opiniões (Felipe Neto, Kéfera, entre outros) que estão fazendo a cabeça dos jovens – ou seja, o futuro do mercado – e claro, as empresas mais atentas já sacaram a oportunidade nesse ambiente. Por exemplo: uma youtuber que faz tutoriais de maquiagem e possui milhares de seguidores (consequentemente consegue milhares de visualizações) é, com certeza, um dos alvos das grandes empresas de cosméticos a fim de patrocinar e exibir seus produtos nos vídeos e, assim, reforçar a sua marca e estimular as vendas diretamente para o seu público alvo.

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Marca: Quem disse, Berenice? – Pertence ao grupo O Boticário.

Outro aspecto importante do Youtube é a visibilidade da marca e do produto. É uma plataforma indicada para apresentar novos produtos, por exemplo, através de vídeos mostrando o produto/serviço em funcionamento – ou até mesmo hospedar aquele comercial de sucesso que a sua empresa produziu. Para isso, é essencial que você tenha uma estrutura de qualidade, já que seu diferencial é ser totalmente visual. Os cuidados com a qualidade da imagem, do áudio e das edições devem ser a prioridade de uma empresa quando for utilizar uma plataforma como o Youtube, já que o oposto também é verdade: conteúdos em vídeo mal produzidos podem prejudicar a sua marca por conta do reconhecimento da qualidade.

 

Redes Sociais para e-Commerce: Twitter

Por ser uma rede social focada em informações em tempo real, o Twitter é uma ferramenta de comunicação aberta com o seu público. É interessante para reforçar sua presença na internet, apresentar a identidade da empresa e cuidar da sua imagem na rede. Existem várias formas de interagir com o seu público através do Twitter, como: retweetar, favoritar os tweets que mencionam e falam bem da sua empresa e até mesmo responder – de forma estratégica e educada – quem está fazendo alguma reclamação. Seu diferencial é o tempo. Você pode resolver um problema na hora e garantir uma imagem correta para o seu consumidor. Responda dúvidas, compartilhe coisas que seus seguidores vão achar relevante, participe das conversas sobre a área de atuação da sua marca, mas não entre em uma conversa para se promover descaradamente, o Twitter é, quando usado na medida certa, um aliado fortíssimo para a sua marca.

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Redes Sociais para e-Commerce: Google+

O Google Plus é um ambiente onde podemos criar círculos de amizade. Depois de criar o seu perfil, você começa a adicionar as pessoas e separá-las em diferentes categorias (família, amigos, negócios etc) e disponibilizar conteúdos específicos para cada grupo. Esse estilo de plataforma pode ajudar seu blog de forma significativa em termos de divulgação de seus conteúdos ou produtos promovidos.

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O botão de +1 tem uma importância muito grande para um blog, pois sempre que alguém clicar nesse botão dentro de um conteúdo seu, essa ação faz com que o Google entenda que é uma informação importante e relevante. Conforme os seus conteúdos forem recebendo esses cliques, a sua classificação através de buscas orgânicas vai aumentando (critério de ranqueamento para SEO). Isso quer dizer mais visitas ao seu blog. Dessa forma, posicionar o seu e-commerce dentro do Google+ é mais uma forma eficaz de melhorar a sua imagem e assim ganhar notoriedade dentro do segmento de acordo com os fatores de ranqueamento do Google.

Por que preciso ganhar notoriedade no Google?

Deixa eu ver se eu consigo adivinhar… Se você tem uma dúvida sobre um produto e quer saber se vale ou não a pena compra-lo, onde você procura? Google, eu suponho! Lembra que eu comentei sobre notoriedade no Google lá no inicio do texto? Pois então, é muito importante o seu site estar entre as primeiras páginas ou você corre um grande risco de perder o prospect/lead para o seu concorrente que estará mais bem colocado que você aos olhos da ferramenta de busca.

 

Redes Sociais para e-Commerce: LinkedIn

Líder em relacionamento voltado para negócios. Essa é uma plataforma que possui uma audiência mais séria e profissional. É ideal para ganhar reconhecimento de marca, já que é possível que seus colaboradores participem e ajudem a criar a reputação da sua empresa através de comentários, avaliações e perfis completos (incluído o nome da empresa). É interessante também participar de grupos de discussões e trazer conteúdos relevantes. Você vai gerar um tráfego qualificado para o seu blog ou ponto de conversão. É uma estratégia que leva tempo, já que é um público muito mais exigente, porém quem chegar à sua empresa através do Linkedin, tende a ser um prospect/lead muito mais qualificado e propenso a converter.

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Redes Sociais para e-Commerce: Printerest, Vine, Tumblr e SlideShare

Esses tipos de plataformas são conhecidas como “redes visuais”. São bastante indicadas para empresas que trabalham com design, moda, arquitetura e outros casos. Nesse caso, é interessante utilizar infográficos, comics, tirinhas e fotos de qualidade. Através dessas estratégias, você estará despertando o desejo dos seus possíveis consumidores através de produtos em imagens bonitas, de qualidade e chamativas. São igualmente “redes sociais” e precisam dessa atenção humanizada, mas tenha em mente que se o seu objetivo é criar e manter um relacionamento diário com o seu público, talvez essas não sejam as melhores opções para isso.

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Essas redes sociais são diferentes ferramentas que você pode usar para ser a voz do seu negócio, criar interação e atingir seu público-alvo. Descobrir a melhor maneira de colocar seu empreendimento em evidência exige que você conheça muito bem sua marca e entenda o que é necessário para caracterizar seu projeto. Por isso, a escolha entre essas plataformas deve ser muito bem estudada para que não tenha um desgaste de marca para a sua empresa.

 

Redes Sociais para e-Commerce: Estratégia e Planejamento!

Independentemente de qual plataforma será escolhida, faça um planejamento e avalie bem os seus objetivos na hora de definir entre todas essas, quais são as redes sociais para e-Commerce que melhor se adequam ao seu negócio. Tenha sempre em mente o motivo de estar naquela plataforma e se o seu público está realmente inserido nela. Com o seu objetivo corretamente traçado e com um conhecimento sobre suas personas, você será capaz de metrificar todo o desempenho do seu e-commerce e qual das redes sociais está te trazendo mais resultados.

 

Nós todos sabemos que ser um empreendedor digital está muito longe de simplesmente fazer vendas online. Se você está lendo esse artigo, é porque já descobriu alguns desafios na vida de uma loja virtual. Utilizar as redes sociais para e-commerce vai muito além de contribuir para a veracidade da imagem da sua empresa: elas possuem ótimas ferramentas de metrificação e análise do desempenho do seu comércio online.

 

Agora que você já sabe a importância de fazer parte das redes sociais para e-commerce, que tal colocar isso em prática? Estamos a disposição caso houver alguma dúvida. Nós, do Melhor Envio, desejamos pra você, todo o sucesso desse mundo! Boa sorte e, obviamente, boas vendas!  😉

 

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