Se você chegou até aqui, provavelmente já entende a importância de trabalhar em cima de um planejamento empresarial sólido, certo? Se eu tivesse que arriscar, aliás, eu diria que você possui um grande senso empreendedor e sabe que tempo e dinheiro são dois dos recursos mais valiosos no mundo dos negócios. Nesse caso, eu tenho certeza que você já está pronto para o próximo passo do planejamento empresarial: escolher um software de ERP capaz de te ajudar nessa missão extremamente estratégica para a sua empresa. Pronto. É agora que você torce o nariz e a cabeça começa a doer: “ERP? Mas o que diabos?!”.

 

Trazendo um pouco de contexto pra nossa conversa: “ERP” é a sigla em inglês para “enterprise resource planning”. Em outras palavras, é basicamente um sistema que integra todas as informações e dados relevantes para o planejamento empresarial do seu negócio. A melhor forma de trabalhar com ERP na sua empresa é utilizando ferramentas que simplificam e dinamizam o processo. Mas qual ferramenta escolher? Se você pesquisar na internet, vai encontrar vários “softwares milagreiros”, que prometem transformar a sua loja em um e-commerce de sucesso do dia pra noite. Pra evitar que você caia no conto do guru, nós preparamos esse texto especial que deverá ser muito mais útil do que esse amontoado de propagandas que você recebe, pois ele mostrará alguns passos cruciais do planejamento empresarial. São coisas que você precisa ter em mente se quiser realmente construir uma empresa que se destaca da concorrência.

 

Como em absolutamente todos os negócios, o primeiro passo para o planejamento empresarial é desenvolver um “plano de negócios”. Sério, isso pode parecer chato e até um pouco confuso, mas o plano de negócios é o primeiro passo para o sucesso da sua empresa. Ele é o alicerce do seu negócio! Se você não possui um ou não sabe como fazer, a gente te explica aqui: Plano de negócios: luz, camêra, ação! Se você já passou por isso e a sua loja virtual está no ar ou caso você esteja procurando formas mais eficientes de entrar nesse mercado, siga lendo!

 

Planejamento empresarial: Como escolher a plataforma certa para o seu negócio?

No mercado encontramos diversas plataformas prometendo te ajudar com a questão do planejamento empresarial, cada uma com suas características que se destacam por algum motivo. Por isso, você precisa entender qual delas é a melhor para o seu negócio. Como fazer isso? Pesquise! Converse com o seu público, veja qual tipo de layout combina mais com ele, quais são as formas de pagamentos que seus clientes utilizam e se a plataforma permite integrações com outros sistemas (como de gestão e logística, que simplificam processos, por exemplo).

 

planejamento empresarial erp

Planejamento empresarial: Utilize a logística a seu favor!

Uma das coisas que quase todos os empreendedores concordam é que a logística normalmente é uma pedra no sapato do lojista. Isso traz grandes problemas na relação empresa x cliente! É por essa razão que você deve avaliar a melhor forma de encaixar os processos logísticos no seu planejamento empresarial. Não negligencie essa parte! Uma saída inteligente é apostar em ferramentas como o Melhor Envio, que busca, por exemplo, o melhor frete para atender suas necessidades. Isso simplifica e evita maiores custos para a empresa!

 

Planejamento empresarial: controle a sua gestão online!

Outro fator determinante para a saúde de qualquer empresa é a gestão do negócio. Muitos se perdem com tantas informações (administração, cadastro, frete, financeiro etc.). Além do planejamento empresarial é importante ser capaz de gerenciar e metrificar o desempenho daquilo que você planejou, originalmente. Nesse caso, não seja bobo e faça isso de forma simples, eficiente e precisa: invista em uma ferramenta de ERP. Essa é a melhor maneira de ter o controle da gestão online do negócio, economizando seu tempo e potencializando seus lucros através da gestão otimizada dos seus recursos. Com uma ferramenta de ERP como o Bling! atrelada ao sistema da sua empresa os departamentos são unificados e isso facilita muito na hora de cruzar dados, controlar atividades financeiras e os gastos, por exemplo. Assim a empresa consegue automatizar processos e armazenar dados que são fundamentais para o controle do planejamento empresarial!

 

Fora essas dicas, existem diversas ferramentas e estratégias que podem ser utilizadas para melhorar o desempenho de um e-commerce como, por exemplo, investir em boas práticas de marketing digital, sempre pensando em seu modelo de persona. Planejamento empresarial é a chave e, na era da informação, são os dados que garantem previsibilidade e sustentabilidade para o seu crescimento! Essas são dicas importantes que trazem boa estrutura para qualquer e-commerce e facilitam seu crescimento! Agora conta pra mim: preparado para ter um e-commerce de sucesso? Coloque em prática nossas dicas e se ficou alguma dúvida deixe abaixo nos comentários que nós responderemos!