Peso faturado é o peso efetivamente cobrado pelo envio. Ele pode ser o peso real do objeto ou o seu peso cúbico (o de maior valor).

O peso cúbico é encontrado por uma equação que envolve as demais dimensões do pacote. Essa fórmula varia de transportadora para transportadora.

Importante destacar que sistema do Melhor Envio leva em conta as especificidades de todas as transportadoras integradas e, de acordo com as informações fornecidas pelo usuário, já faz a cotação  levando em conta o peso a ser faturado (se real ou cúbico).

Então é importante que você fique atento na hora de postar o pacote e verifique se o atendente da transportadora está inserindo no sistema os valores certinhos. 🙂

Algumas transportadoras, como a Jadlog, retornam ao Melhor Envio apenas o peso faturado. Este deve coincidir com o levado em conta pelo sistema na cotação. Caso não coincida irá gerar uma diferença. Se o peso considerado por menor, gera um crédito, se for maior, gera um débito.

Isso porque depois que um objeto é postado, a transportadora confirma as métricas aferidas pelo atendente e, havendo diferença, esta é identificada pelo sistema de conciliação e repassada ao usuário – tanto crédito quanto débito.

Como calcula?


Para realizar este cálculo do peso cúbico, a transportadora precisa considerar algumas informações simples: altura versus largura versus comprimento.

Exemplo: 12 x 14 x 18 = 3,024

Após, é necessário calcular o peso cúbico deste objeto, dividindo o resultado da operação anterior (3,024) pelo fator de cubagem.

Fator de Cubagem?


É o coeficiente resultante de uma relação entre peso e volume, que veio recomendado pelo código IATA, entidade internacional que congrega as empresas aéreas. O fator de cubagem é diferente para cada modalidade de transporte e transportadora.

Nesta análise, usaremos o fator de cubagem: 6,000

Qual é o peso faturado?


Para saber o peso faturado consiste em comparar o peso cúbico do pacote com o peso físico e, destes, considerar o maior.

Exemplo 1:

Peso cúbico: 3,024 / 6,000 = 0,504g
Peso físico: 0,300g

Logo, o peso faturado será 0,504g, pois o peso cúbico é maior que o peso físico.

Exemplo 2:

Peso cúbico: 3,024 / 6,000 = 0,504g
Peso físico: 0,600g

Logo, o peso faturado será 0,600g, pois o peso cúbico é menor que o peso físico.

Confira também