Ainda ontem eu estava navegando aqui na internet atrás de uma mesa para computador baratinha e, depois de passar algumas horas procurando, achei um modelinho perfeito! Bem do jeito que eu queria… Cliquei em adicionar ao carrinho e prossegui para a página de pagamento. Quando chegou a hora de colocar meu CEP e ver quanto ia custar tudo… MINHA NOSSA SENHORA DOS CAMINHÃOZINHOS DE TRANSPORTE! O preço do frete era quase a mesma coisa que a mesa. Gente… uma MESA! Poxa. E sabe o que foi pior? Depois disso, não consegui encontrar nada que me chamasse a atenção e acabei ficando sem meu produto porque, na boa… Me recusei a pagar R$ 97,58 (esse valor vai ficar gravado na memória por muito tempo) num frete de São Paulo para São Paulo. Se você tem uma loja virtual, para um pouco e me responde uma coisa… Já pensou no impacto que o valor do frete causa sobre suas suas vendas?

 

Depois de pesquisar muito e conversar com alguns proprietários de e-commerce, eu cheguei a uma resposta: 26% das vendas são perdidas logo após a cotação do frete. Esse é um dos maiores fatores para abandonos de carrinhos e, consequentemente, diminuição das taxas de conversão do mercado! O cliente tem um limite aceitável daquilo que pretende pagar pelo frete dos seus produtos (nesse caso, por R$ 97,58 tinham extrapolado o meu). É muito frustrante – tanto para o consumidor quanto para o lojista – passar por todo esse processo de compra e não concluir a transação por um motivo que pode ser facilmente resolvido. Neste post, você vai conhecer os motivos do frete influenciar tanto nas vendas e como pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença para o seu e-commerce.

 

Por que o frete influencia as vendas?

Porque ele é um serviço “‘adicional”, vamos dizer assim. O consumidor tem uma resistência maior a pagar o que for além do produto. Por experiência com esse mercado: o consumidor sente muito mais ter que pagar R$ 15,00 do frete, do que R$ 15,00 a mais no produto, mas com frete gratuito. A gente já explicou isso no nosso e-Book: Muitos clientes desistem da compra ao ver o valor do frete no momento do checkout. Por isso, para contornar essa situação, apresente as opções de frete antes mesmo do cliente adicionar o produto ao carrinho. O seu consumidor não vai ser pego de surpresa no final e poderá decidir se continua ou não com o processo de compra. Isso vai gerar pontos positivos para a sua loja virtual!

 

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Mas cuidado! Não adianta nada oferecer o melhor preço do frete, mas pecar na oferta de prazos flexíveis e viáveis para o seu cliente. Essa é a análise que o seu consumidor fará: preço + prazo são os dois elementos que compõem a sua “oferta de valor”. O valor é algo extremamente importante, porque ao enxergar valor em todo o conjunto (produto + formas de pagamento + confiança da marca/loja + preço e prazo de frete) o cliente estará muito mais propenso a realizar uma conversão (compra). Faça uma gestão adequada do prazo de entrega para os clientes, pois ele também influencia na decisão e na experiência de compra que ele possui na sua loja.

 

Apesar de ser um “serviço adicional”, se a empresa que for escolhida para transportar a sua mercadoria causar problemas, por associação, o prejuízo recai diretamente em cima da sua loja virtual. O cliente não quer saber se a “culpa” é da Sirley que dirige a van, do “baixinho” que descarrega o caminhão ou do “seu Francisco” que empacota o produto. Deu zebra? A experiência ruim foi com a sua loja e o vale da morte empresarial (também conhecido como ReclameAqui) está cheio de comentários que reforçam esse meu ponto de vista.

 

reclamação freteReclamação sobre a demora dos Correios na página da Kabum! no ReclameAqui.

 

Cuidado com as informações que você entrega sobre o frete. Se você informar um prazo errado pra baixo, seu cliente vai reclamar no mesmo dia em que o produto for sinalizado como “em atraso”. Se você informar um prazo de entrega maior (pra tentar se proteger de possíveis atrasos com essa “margem de erro”), seu cliente pode desistir da compra por causa da demora. O prazo inadequado ou o alto valor do frete podem fazer com que os clientes desistam de fazer negócio com você e procurem outras lojas que oferecem preços e prazos mais competitivos ou, se você preferir, mais “valor” do que a sua loja.

 

como o valor do frete influencia suas vendas

 

O que eu posso fazer?

Quando perdemos algum cliente pelo caminho, fica a pergunta: o que será que aconteceu? Muitas vezes a resposta está no valor do frete que só foi descoberto depois que o seu consumidor estava com tudo pronto para realizar a compra. Para contornar problemas como esse, existem algumas estratégias que são muito eficazes. São elas:

 

  • Sinalize o frete com antecedência:

Eu mencionei mais acima que uma forma de contornar a desistência das compras é sinalizar o preço do frete antes do consumidor começar a colocar os produtos no carrinho. Ele poderá consultar os valores e as opções de frete para decidir se continua com a compra ou não. O mais importante dessa estratégia é que ele vai estar ciente do valor do frete, sem surpresas desagradáveis no checkout. Isso passa confiança para quem está comprando e credibilidade para quem está vendendo. Por isso, anote aí: sempre simular as compras e calcular o envio sem precisar finalizar o pedido!

 

  • Ofereça frete grátis:

Uma opção muito atraente para os seus consumidores é o frete grátis. As lojas estão aderindo cada vez mais essa estratégia. Mas peraí, você deve estar se perguntando: “Como vou oferecer frete grátis se o valor do frete é um dos maiores custos da minha loja virtual?”. Pode parecer merchan, mas não é (ou talvez seja, mas não foi a intenção, eu juro): utilize o Melhor Envio e receba descontos no frete com Correios e transportadoras privadas. Com os nossos descontos fica beeeeem mais simples garantir frete grátis para os seus clientes sem ficar no prejuízo. Você também pode fazer campanhas baseadas no frete para atrair mais compradores e esquentar as vendas do seu e-Commerce.

 

  • Ofereça ticket médio:

Outra alternativa que envolve o frete grátis é o ticket médio: você estipula um valor mínimo de compra para garantir o frete grátis. Isso faz com que os seus consumidores sintam-se engajados para comprar mais na sua loja. Se você optar por alguma modalidade de frete grátis, é importante lembrar que requer um planejamento minucioso do perfil de carga e destino das encomendas antes de colocá-la em prática.

 

  • Apresente várias opções de frete:

As necessidades e vontades de cada cliente são diferentes e, sem dúvidas, devemos levar isso em conta ao decidirmos sobre as opções de frete disponíveis. Ao oferecer mais de uma opção de frete o cliente pode escolher qual delas é mais apropriada em questão de tempo de entrega e valores. Não esqueça que quanto mais opções seu cliente tiver, maiores são suas chances de venda.

 

  • Pós-entrega:

Seja presente! Não pense apenas na compra que foi feita, pense também nas que virão. Colete o feedback do seu público: “As entregas chegaram em bom estado? Houve danos ou quebras?”. Não esqueça que a sua loja virtual faz dois contatos importantes com o seu consumidor: a venda e a entrega. Se ele tiver problema em algum desses pontos, provavelmente ele não voltará a comprar com você!

 

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Tenha sempre em mente que no século XXI nós estamos lidando com o consumidor 3.0, por isso a experiência é o que o motiva a realizar uma compra. O frete é um argumento de venda forte, capaz de influenciar diretamente no fechamento da compra. Dessa forma, qualquer empresa voltada ao comércio eletrônico precisa ter bem estruturada a questão das entregas, pois esse é um dos fatores que aumenta a chance de conversão do seu e-commerce. Agora sim é merchan de propósito, tá? Saca só: O Melhor Envio, além de garantir descontos no frete, também trabalha muito forte com a questão de “entregar valor” para os seus usuários. A gente vive o mercado e sabe exatamente aquilo que os seus clientes procuram enquanto consumidores. Por conta disso, nós oferecemos – para além dos descontos -, variedade de transportadoras: Correios e empresas de transporte privadas estão na nossa lista de parceiros!

 

Não perca mais clientes pelo caminho ou para o concorrente: faça do frete o seu diferencial competitivo! Sucesso, sorte e ótimas vendas; Esses são os nossos votos de bons negócios pra você, ❤!

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