Pense rápido! Você conhece alguém que não tenha Facebook? Você pode até conhecer uma ou outra pessoa que é mais off-line, mas… É justamente isso o que ela se torna: off. Ter um perfil na rede é uma espécie de “documento virtual” hoje em dia: todo mundo possui! Essa é uma informação muito importante para quem tem e-commerce. Afinal, não é esse o objetivo de toda loja virtual? Estar onde seu cliente está? Pensando nisso, qual você acha que é o melhor lugar para posicionar o seu negócio online e se fazer presente para seus clientes? Exato! O local em que eles passam a maior parte do tempo enquanto conectados! Hoje você vai aprender absolutamente tudo o que é preciso saber sobre como criar uma loja no Facebook! Diga olá para uma das maiores tendências do comércio eletrônico: o F-Commerce!

 

Como criar uma loja no Facebook #1: O maior ambiente de vendas do mundo!

 

Ok… Nesse momento você deve estar se perguntando: “Mas qual é a relação que Facebook, vendas e lojas virtuais possuem?”. É simples, ora! Imagine aquele barzinho que você gosta de ir, seja pra comer sozinho, encontrar os amigos ou simplesmente pegar algo rápido e levar pra casa. Agora imagine que esse mesmo barzinho está lançando um petisco novo, mas que já existe em outros estabelecimentos. Você é mais propenso a experimentar lá do que em outro lugar, certo? Afinal de contas, você conhece o estabelecimento e está familiarizado com o estilo de comida que eles servem, não? É mais ou menos assim que funciona com o Facebook. Calma que eu explico!

 

Os usuários já estão acostumados com o ambiente do Facebook. Cada um deles já criou uma confiança com a rede a ponto de expor sua opinião e experiências com os amigos (e com o mundo, aliás). Agora, imagina uma loja virtual no meio disso? BAITA SACADA! Estar presente em um espaço onde seu possível cliente está confortável e, de repente, se depara com uma oferta e faz uma compra. Assim… “do nada”! E o melhor de tudo: compartilha o processo de compra e opina a experiência que teve com o produto/serviço com todos os seus amigos de uma vez só. Incrível, né? Pois então… É nesse momento em que você está se perguntando sobre como criar uma loja no Facebook, eu te apresento o F-Commerce!

 

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Já estamos carecas de saber que o maior desafio de um e-commerce é estar presente e ser percebido em todos os lugares pelos seus consumidores, certo? É por isso que você precisa aprender como criar uma loja no Facebook! Essa é a grande vantagem de se ter um canal de vendas dentro da maior rede social da atualidade. É importante, também, estar atento às outras redes sociais que podem se encaixar com o seu negócio, mas o Facebook é praticamente universal. Siga lendo e descubra como criar uma loja no Facebook, quanto custa e de que forma otimizar a sua loja virtual!

 

Como criar uma loja no Facebook #2: O que é F-Commerce?

 

O e-commerce ainda é um cenário novo e, por isso, tem muitas tendências em seus horizontes. Uma das apostas mais expressivas pro futuro é esse tal de “F-commerce”, que nada mais é do que uma loja virtual dentro do Facebook. É uma plataforma interativa, de fácil navegação e algoritmos que atraem o público-alvo de uma maneira altamente eficaz.

 

Como criar uma loja no Facebook #3: Por que montar um F-Commerce?

 

O Facebook é a rede social mais usada no mundo, ou seja, maior é o número de pessoas capazes de serem atingidas por sua empresa. Usar o F-Commerce gera uma exposição de marca imensa via propagação orgânica, o que pode ser bastante atrativo para alguns modelos de negócios. Outro ponto a ser destacado enquanto você aprende como criar uma loja no Facebook é a redução nos custos de manutenção da loja. O F-Commerce conta com ferramentas como o próprio Messenger, que facilita a comunicação entre o consumidor e o lojista. O F-Commerce é um ambiente ideal para trabalhar a segmentação de público-alvo graças ao Facebook Insights (uma das ferramentas de marketing da rede social). Além disso, por posicionar o seu negócio em um local de muita interação entre os usuários e estar em um ambiente mundialmente conhecido, você acaba gerando mais credibilidade e confiança para a sua loja virtual, aumentando suas chances de conversão e vendas.

 

Como criar uma loja no Facebook

 

Como criar uma loja no Facebook #4: Os caminhos para o F-Commerce!

 

Já que você está pensando em como criar uma loja no Facebook, saiba que existem alguns caminhos que podem ser seguidos nessa etapa. São eles:

  • Criar uma plataforma própria

É o objetivo de todos os empreendedores digitais, mas apesar de ser uma opção tentadora, é mais indicado para grandes empresas, pois envolve muito investimento em programação e manutenção constante. Portanto, se você ainda é uma empresa de pequeno porte fica praticamente inviável essa opção devido aos seus custos elevados.

 

  • Loja virtual através de um aplicativo

Não é nada fácil desenvolver um aplicativo próprio, ainda mais pra quem está começando. Dessa forma, existem alguns aplicativos prontos para esse tipo de serviço. Por exemplo:

  • Shopify
  • LikeStore;
  • Beetailer;
  • Ecwid;
  • StoreFrontSocial;
  • ShopTab;
  • Entre algumas outras…

 

Depois de instalado, funciona como uma loja virtual convencional, com carrinho de compras, chat online (via Messenger), meios de pagamento etc. O interessante dessa modalidade é a terceirização do setor de TI, já que a rede social está sempre mudando seus protocolos e, dessa forma, a manutenção fica por conta dos aplicativos (o que acaba diminuindo seus custos com atualizações).

 

  • Integração da sua plataforma diretamente com o Facebook

Com essa opção é possível criar a loja virtual no Facebook através da sua própria plataforma de e-commerce. Já existem diversos sistemas de lojas virtuais que possuem esse recurso. A maior vantagem dessa alternativa é que você consegue gerenciar todas as vendas em um só lugar. É importante essa relação entre as plataformas, pois os seus clientes terão mais contato com a sua empresa e isso gera mais credibilidade para a sua imagem.

 

  • Modelo oferecido pelo facebook

O Facebook oferece um modelo para quem já possui uma página. Para começar a usar é só ativar a função “Loja” em seu painel de configurações e montar o seu comércio online. Apesar de existirem alguns aspectos que precisam de aperfeiçoamento, essa opção se torna bastante atraente, pois não gera custos e ainda assim é capaz de potencializar as suas estratégias de marketing. Para lojas situadas aqui no Brasil, existem duas opções: a primeira é direcionar o seu cliente para o Messenger, onde ele poderá conversar diretamente com você sobre o produto (aqui a “venda social” é realizada). O segundo é direcionar o visitante para outra página de compras (externa ao Facebook).

 

Como criar uma loja no Facebook #5: Quanto custa?

 

A maioria dos serviços que eu mencionei são pagos. O investimento varia muito de plataforma para plataforma, mas mesmo os mais caros, de modo geral, apresentam um custo de investimento menor do que os valores investidos em uma loja virtual com domínio próprio. Dentre esses aplicativos, ainda existem aqueles com versões trial (que possuem menos funcionalidades por serem gratuitas, mas que servem muito bem como ferramentas de teste). Ainda existem aquelas mais completas que ultrapassam os R$ 150,00 por mês. Nesse momento da leitura, você já sabe como criar uma loja no Facebook e já entendeu a importância do F-Commerce. Mas e aí… Qual das plataformas escolher? Vai depender da sua capacidade de investir e, obviamente, das necessidades da sua empresa.

 

Como criar uma loja no Facebook #6: Vendas Sociais!

 

Outro ponto a ser levado em consideração na hora de aprender como criar uma loja no Facebook é que, além de ser uma forte tendência, o Facebook-Commerce é um canal de vendas muito útil para as lojas virtuais. Sua grande vantagem é envolver o usuário de tal forma que o processo de compra se torna altamente social. A venda pelo Facebook possui muitas funcionalidades que ajudam a “fidelizar” o cliente. Seu ambiente facilita o atendimento e a aproximação entre consumidor e a empresa. Essa é uma grande oportunidade de interagir com o seu público, já que o F-Commerce possui um banco de dados com todas as informações necessárias para você atingir a sua persona.

 

Outro ponto forte do F-Commerce é que depois de passar por todo o seu funil de vendas, o usuário ainda tem a oportunidade de compartilhar opiniões sobre sua loja ou produto dentro de um ambiente com o qual ele está totalmente familiarizado. Essa interação entre os usuários e a empresa gera um sentimento bastante positivo no seu usuário, já que a credibilidade do seu negócio estará associada ao Facebook, fazendo com que o usuário perca um pouco daquele medo de “estar sendo enganado” – uma das maiores barreiras do comércio online no inicio.

 

Em resumo? Você já sabe como criar uma loja no Facebook, agora é só fazer um estudo da sua empresa e descubra se ela possui recursos para criar e manter um F-Commerce. A partir daí, você precisa estar atento ao seu público e à segmentação da sua audiência. Seja presente. Seja percebido! Esteja sempre disponível quando o seu consumidor precisar de algo e, claro, faça isso da melhor maneira possível. Não veja seus clientes como um mero foco de vendas, mas sim, como um amigo (Alooou? FACEBOOK!). Interaja! Dê vida e voz à sua empresa através do F-Commerce!

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