Depois de pensar bastante você decidiu: finalmente chegou a hora de abrir o seu próprio e-commerce! Perfeito! Mas e agora, qual é o próximo passo?! Uma das primeiras coisas que você precisa levar em consideração é a questão da logística e do transporte das suas mercadorias – e é pra isso que eu tô aqui. Ao final dessa leitura você terá entendido absolutamente tudo o que é preciso saber sobre enviar encomendas vendidas na sua loja virtual!

Melhor Envio
Por: Lucas Milke
Tempo de Leitura: 8 min.

______________________________________________________________

Como enviar encomendas? É tudo feito pelos Correios? Como funciona? Existem alternativas? Quanto custa?!

Palma, palma, não priemos cânico! Eu sei que essa questão dos fretes é realmente um “grande abacaxi” pra quem tá começando, mas ela precisa ser resolvida e muito bem planejada! Calcular de forma errada os custos com frete e não entender como funciona o processo para enviar encomendas pode gerar um enorme problema para a sua empresa.

.

Vamos por partes, então: para enviar encomendas aos clientes em outros estados, você precisa fazer uma coisa muito dahora, que aqui na empresa a gente chama de “realizar um envio” <oooooooh, 😱>. Esse envio pode ser feito via Correios ou através de alguma transportadora privada. A forma mais comum é realmente enviar pelos Correios, mas existem empresas de transporte privado muito, muito boas que podem fazer essas entregas de forma mais rápida e muitas vezes, cobrando menos.

Qual transportadora escolher para enviar encomendas? Correios ou privadas?

Isso varia bastante. Os Correios, apesar de muitas críticas ao serviço, ainda são aqueles que conseguem atender todo o Brasil – não atoa, 90% das lojas virtuais utiliza a estatal. Por conta disso, um erro bem comum, aliás, é acreditar que os Correios detêm o monopólio sobre “encomendas expressas” (esse é o nome que a gente dá pros produtos que não são cartas). A estatal detém apenas o monopólio sobre correspondências! O envio de encomendas expressas é outro serviço e diversas empresas no país também atuam nessa área, concorrendo diretamente com os Correios. Lembre-se disso, ok?

..

Para escolher qual é a melhor transportadora para atender a sua demanda, existem dois pontos-chave que precisam ser levados em consideração: o preço e o prazo. Essas duas características do frete são as mais valorizadas pelos clientes de e-commerce quando o assunto é a entrega. Encontrar um bom alinhamento entre preços e prazos pode gerar um diferencial competitivo bastante singular para a sua loja virtual – tenha isso em mente sempre!

Confira o nosso e-Book:Como criar uma loja virtual no FacebookClique na imagem para acessar..

Como descobrir qual transportadora oferece melhores preços e prazos para enviar encomendas?

Pra saber qual é a melhor alternativa dentre as quase 500 mil transportadoras de carga no país, existem duas opções: a primeira é pesquisar quais são as empresas de transporte que atendem a sua cidade, entrar em contato com elas – ou acessar suas respectivas páginas na internet – uma a uma, e verificar se elas fazem envios para o endereço do seu cliente. Caso a resposta seja positiva, o próximo passo é descobrir o preço e o prazo de entrega. Pra isso, você precisa saber quais são as dimensões do seu produto (altura, largura, comprimento, peso e valor da mercadoria) e passar para a transportadora. A transportadora realiza a cotação e te informa esses valores.

.

A segunda opção – e acredite: isso não é um merchan barato sobre o Melhor Envio, mas uma forma de facilitar absurdamente a sua vida – é utilizar a calculadora de fretes que a gente disponibiliza de forma gratuita no nosso site. Através dessa calculadora, quando você colocar as informações do seu envio, nosso sistema percorre toda a internet, fazendo uma cotação nos sites de todas as transportadoras parcerias e informando quais são as melhores opções pra você <inserir aqui um trecho da música “Turn Down For What”>. Esplêndido, não? 😎!

.

A calculadora vai te informar os valores sem que você precise se cadastrar nem comprar nada (nota mental: queria eu, ter um serviço desses na época em que estava abrindo o meu e-commerce). Bem, devaneios à parte… Depois de definir quais são os prazos e os custos para enviar encomendas, chegamos à última etapa do processo: entregar a encomenda no balcão da transportadora.

enviar encomendas

.

Como funciona a última etapa do processo para enviar encomendas?

Pra chegar até aqui você (1) já calculou as dimensões da encomenda, (2) já sabe pra onde vai enviar, (3) quanto vai custar e (4) qual será o prazo de entrega. Você também (5) já escolheu, ou transportadora privada ou Correios (um detalhe importante, caso você não tenha levado em consideração ainda: os Correios não exigem nota fiscal da mercadoria, enquanto grande parte das transportadoras privadas exisgem). Mas enfim, depois de tudo isso… O que fazer agora?

.

Se você utilizou a calculadora do Melhor Envio, o processo é bem simples: é só gerar a etiqueta no nosso site (com desconto, aliás), imprimir, colar na caixa e deixar no balcão. Mas caso você seja uma daquelas pessoas que precisa ser realmente estudada pela NASA e escolheu enviar encomendas pagando mais caro (???) e passando mais trabalho (sério, não faça isso, 😂), ainda existe uma alternativa.

.

É o seguinte: vá até a transportadora que você escolheu com a encomenda e o dinheiro necessário para realizar a postagem em mãos. Chegando lá, retire uma ficha para ser atendido e aguarde na fila. Quando chamarem seu número, entregue a encomenda para a pessoa que te atendeu.

.

<Não, você não viu errado: eu vou dividir em dois parágrafos porque esse processo é lento mesmo>.

.

Ok, agora ela vai calcular as dimensões do produto (medir, pesar etc.). Aguarde algum tempo até que essa análise seja realizada. Depois disso, informe pra onde você deseja enviar. A pessoa que te atendeu vai avisar sobre o preço. Você paga e preenche um formulário com os dados do envio (endereço, nome, aviso de recebimento, mão própria etc.) e entrega pra ela. “Pronto”. Hora de ir pra casa enviar um e-mail para seu cliente, avisando que a mercadoria foi postada e informando pra ele o código de rastreio que você recebeu no balcão!

.

Feito o carreto! Seu produto foi postado e em algum momento breve do futuro – a não ser que mais uma greve esteja rolando, 😂 – seu cliente receberá a encomenda.

.

Pra encerrar, lembre-se: planejamento é muito importante e saber exatamente quais são as empresas que podem atender as suas demandas logísticas é essencial para a saúde do seu negócio. Esse é um processo relativamente mecânico e tende a ficar mais fácil com o tempo, já que você vai ir “pegando o jeito”.

.

Tenha sempre em mente que os custos para enviar encomendas representam boa parte dos gastos da sua empresa e, dependendo de qual for a sua estratégia de precificação de fretes, todos esses valores precisam ser avaliados em conjunto com o seu faturamento. Existem ainda ferramentas na internet que te ajudam a fazer todo esse gerenciamento de forma mais inteligente, economizando tempo e dinheiro, como é o caso do Melhor Envio (e agora sim… isso foi um merchan barato, 😂).

.

Se você precisar de ajuda, conte com a gente, tudo bem?! Sorte, sucesso e boas vendas!

Confira também